Viva o S.João

 

d13cbe3d-5ebd-479a-aa56-7304d9c1f422

Bem sei que o são João, não se festeja em todos os recantos do nosso país.

Aqui no norte é uma forte tradição que conta com muitos anos de existência. Confesso-vos que sou uma miúda que adora tradições.

Por isso mesmo, para fazer a festa, podem contar sempre comigo. Geralmente aqui em casa festejamos o São João em família em casa dos meus avós.

É sempre bom estar em família e todas as ocasiões são boas para isso.

Desde sempre, achei imensa, piada ao são João porque para além de proporcionar bons momentos de convívio, é festejado nesta altura do ano,  em que ainda estou no inicio das minhas férias escolares e o verão já começa a dar um ar da sua graça, logo podemos fazer os festejos ao ar livre.

Por aqui, costumamos jantar todos juntos em família, comemos uma belas sardinhas e em seguida, perto da meia-noite, lançamos o tradicional balão de S.João. Depois os mais velhos, o meu irmão e os meus primos, como já são maiores de idade têm autorização para ir continuar os festejos para o Porto. Os mais novos, eu a minha prima Sofia, e o meu irmão Rodrigo ficamos em casa e continuamos a festa com os nossos pais.

Acho que este ano já não vou a tempo, mas para o ano vou “meter uma cunha” para o meu irmão e os meus primos me levarem com eles para fazer a festa. Eu sou assim arranjo logo solução para todo e mais alguma coisa. Ahahaha

Este ano, vai ser um pouco diferente, pois é o primeiro ano que o meu avô não está connosco, portanto a festa já não vai ser tanta, mas ainda assim, e tendo em conta que o meu avô era um homem que estava sempre bem-disposto e se pudesse estava constantemente em festa, penso que faz todo o sentido festejarmos o S. João, porque embora ele não esteja cá fisicamente está espiritualmente e para além disso acredito verdadeiramente na luz e na serenidade que ele de alguma forma tem-nos vindo a transmitir, através das estrelas do céu estrelado. Por isso, quando estivermos a lançar o balão de S. João vai ser como que um agradecimento a ele enviado mais luz, através do balão, para o céu estrelado…!

Tudo o que escrevi neste texto confirma-se!

Fizemos a festa à nossa maneira!

Por aqui foi assim 🙂

Momentous 100%

E por ai?

Rita